A Dieta Ayurvédica

Como já vimos qualquer coisa no universo, é composto de cinco elementos básicos,
Por isso devemos planejar e atender a uma dieta equilibrando esses elementos
Mantendo a um equilíbrio no nosso corpo
Cada alimento age no nosso corpo como um agravante do dosha, um pacificador ou para balancear o dosha.

A comida contém seis sabores básicos, e cada gosto tem uma quantidade de elementos particulares que exercem efeito específico sobre os Tridoshas & Dhatus.
São eles: O doce, Azedo, Salgado, Pungente(gengibre e canela), amargo e adstringente)

Alimentos com sabor doce, azedo e salgado aliviam Vata, aqueles com sabores adstringentes, doces e amargos aliviam Pitta e aqueles com sabores adstringentes, pungentes e amargos aliviam o Kapha dosha.
Na Ayurveda você não consegue obter todo o benefício dos alimentos, simplesmente com base na quantidade ingerida, sem considerar os oito fatores como Características qualitativas do alimento, Processamento de comida, combinação de comida, quantidade de comida), local em que a pessoa mora, Tempo e variação climática, Digestibilidade dos alimentos e a pessoa que consome o alimento.
A dieta rica em gordura prejudica o corpo a longo prazo e a dieta muito baixa em gordura também é prejudicial, que pode resultar deficiência de ácidos graxos.

O alimento com qualidades incompatíveis tem efeito nocivo no nosso corpo que agrava os Tridoshas, e podem levar a diversos distúrbios no organismo por exemplos inchaços alergias e doenças de pele. Esses podem acabar com a nossa força, vigor, memória, imunidade e causar outras doenças.

A incompatibilidade pode ser atribuída ao clima, estação e do poder digestivo (Agni), quantidade (Matra), adaptabilidade (Satmya), Doshas, forca do alimento, hábitos intestinais, estado de saúde,
ordem de ingestão de alimentos (Krama), restrição, prescrição, combinação, riqueza de qualidade e Vidhi (regras de alimentação).

Fique ligado nos próximos post que vamos explicar tudo isso para você entender essa maravilhosa filosofia.

Tags: ayurvedaayurvedalifestyledoençadoshamedicinaayurvédica

Leave a Reply